Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bolonha - Piazza del Nettuno

Piazza del Nettuno
Um dos símbolos de Bolonha é a gigantesca estátua do Rei Neptuno que se ergue numa fonte bem no centro da Piazza Nettuno.

Esta praça é uma combinação harmoniosa de edifícios de várias épocas (Palazzo Re Enzo e Palazzo Comunale - Sala Borsa) que acolhem entre as suas paredes o Gigante de Bolonha. É um dos acessos mais atraentes para a Piazza Maggiore.

Esta praça é o ponto de encontro dos estudantes de Bolonha. É comum observarem-se grupos de jovens sentados no chão ou na escadaria da fonte, a conviver.


Fontana del Nettuno

Piazza del Nettuno - Fontana del Nettuno
A construção do monumental fonte foi encomendada pelo Cardeal Legado de Bolonha, Carlo Borromeo, com o objectivo de reorganizar e prestigiar a zona envolvente da Piazza Maggiore e simbolizar o governo feliz do papa recém-eleito, e tio materno de Borromeu, Papa Pio IV.

Piazza del Nettuno - Bebedouro

Considerada uma das mais belas fontes do Cinquecento (período italiano do Renascimento), a obra foi projetada pelo arquiteto e pintor Thomas Lauret, em 1563 e coroada uma estátua de Neptuno, realizada por Giambologna (que tinha perdido o concurso para a execução da Fonte de Neptuno de Florença).

A estátua de bronze tem 3,20 metros de altura e um peso de 22 toneladas, ela retrata o Deus romano do mar a acalmar as águas. Devido ao seu tamanho é conhecida pelo Gigante de Bolonha.

Piazza del Nettuno - O Gigante

A fonte é constituída por um tanque quadrado irregular, assente em degraus. No centro da fonte está Neptuno, com o seu Tridente, a olhar para as águas, emoldurado por quatro anjos que representam os quatro ventos e por quatro sereias a jorrar água pelas mamas, que representam os quatro continentes conhecidos no mundo renascentista.

Piazza del Nettuno - Fontana del Nettuno - Vista nocturna


Palazzo Re Enzo

Piazza del Nettuno - Palazzo Re Enzo
A sua construção faz lembrar a de um castelo medieval e domina a Piazza del Nettuno. É adjacente ao Palazzo del Podestà e foi construído em 1245 como um prolangamento deste último, tendo adquirido o nome de Palatium Novum.

Piazza del Nettuno - Palazzo Re Enzo

O seu nome actual deve-se ao facto de, logo após ter sido construído, ter servido de prisão Enzo da Sardenha, filho ilegitimo de Frederico II, capturada na batalha de Fossalta.

Piazza del Nettuno - Palazzo Re Enzo
Informações úteis:
Fechado ao público


Sala Borsa
Piazza del Nettuno - Sala Borsa
Créditos: http://www.flickr.com/photos/droone/

Desde 1999 funciona como uma Biblioteca e um Centro Multimédia. É possível observar-se sob o chão de vidro, vestígios de escavações arqueológicas.

Informações úteis:
http://www.bibliotecasalaborsa.it/home.php

Sacrario dei caduti della Resistenza

Piazza del Nettuno - Sacrário

Sem comentários:

Enviar um comentário