Pesquisar neste blogue

sábado, 7 de maio de 2011

Bolonha - Outras Igrejas

São inúmeras as igrejas de Bolonha, quase em todas as ruas existe uma ,de maior ou menor dimensão, mas bastante diferentes a nível arquitectónico.

Vou partilhar convosco algumas das que visitei, confesso que são muito menos do que aquelas por onde passei, mas como o tempo era escasso, algumas ficaram por ver. Noutros casos, devido ao horário não foi possível visitar o interior.

Cattedrale di San Pietro


Igrejas de Bolonha - Catedral de San Pietro

Para mim, a mais deslumbrante de Bolonha, talvez por não vir no Top 10 da cidade e por tê-la encontrado num passeio a caminho da Piazza Maggiore.


Igrejas de Bolonha - Catedral de San Pietro - Vista interior
É a Catedral de Bolonha, dedicada a São Pedro, estudos históricos dizem que foi construída no séc X, contudo, escavações arqueológicas levam a crer que seja bem mais antiga.

Igrejas de Bolonha - Catedral de San Pietro - Escavações arqueológicas
É a casa do Arcebispo de Bolonha., é o centro liturgico e espiritual da cidade.


Igrejas de Bolonha - Catedral de San Pietro - Celebração da Eucaristia Dominical
Informações úteis:
http://www.bologna.chiesacattolica.it/cattedrale/ 

Chiesa de San Bartolomeu

Igrejas de Bolonha - Igreja de S. Bartolomeu

A tradição fala de uma igreja dedicada a S. Bartolomeu já no século V, construída por São Petrónio sobre os alicerces de uma igreja cristã primitiva.

Igrejas de Bolonha - Igreja de S. Bartolomeu - Vista interior
No local onde hoje se ergue a basílica, existia  uma igreja, no séc. XIII, relativamente pequena, com a fachada voltada para a Piazza di Porta Ravegnana.

Igrejas de Bolonha - Igreja de S. Bartolomeu - Vista interior
A igreja com o aspecto que hoje conhecemos remonta aos séc. XVI/II e incorpora o pórtico do palácio Gozzadini. O novo edifício é maior e tem a fachada voltada para a Strada Maggiore.

Informações úteis:
http://www.parrocchiasantibartolomeoegaetano.it/


Chiesa di San Giovanni in Monte


Igrejas de Bolonha - Igreja de S. João do Monte
 A igreja está localizada na praça do mesmo nome, elevada vários metros, em relação às ruas circundantes. Segundo consta a sua construção teve início no ano 443.

Igrejas de Bolonha - Igreja de S. João do Monte - Vista interior

As origens desta igreja estão ligadas à lenta recuperação da cidade após a queda do Império Romano e com a presença de San Petronio, em Bolonha, e ao simbolismo que os lugares santos de Jerusalém, desempenharam no complexo de Santo Stefano. Este lugar tenta recriar o Monte das Oliveiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário