Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de novembro de 2011

Pisa - Mais que a Torre

Conhecida mundialmente pela Torre inclinada, esta cidade, da região da Toscânia, tem cerca de  85 000 habitantes e abriga a Universidade de Pisa, uma das mais conceituadas de Itália.

Em termos históricos durante a Idade Média, Pisa dominou o Mediterrâneo Ocidental. A riqueza proveniente do comércio permitiu uma revolução cultural que é vidente nos magníficos edifícios da cidade. O declínio de Pisa tem início em 1284, com a derrota frente a Génova e foi agravado pelo assoreamento do porto. Diz a tradição que foi no porto de Pisa que S. Pedro desembarcou para pregar o Evangelho, tendo seguido daí para Roma.

Descobertas arqueológicas recentes revelaram a existência de um grande porto fluvial da época romana no seu subsolo. O antigo porto encontra-se sob a estação ferroviária de San Rossore e Pisa fica a 17km do mar.

Fiquei deslumbrada quando passo de carro e sem contar por uma porta tenho a primeira visão da Piazza del Duomo, não pela dimensão, porque tal como é habitual a Torre é mais pequena do que imaginava, mas pelo conjunto dos edifícios... de cortar a respiração.

Pisa - Mais que a Torre - Porta Nuova
Por uma questão de tempo limitei a minha visita à Piazza dei Miracoli. Fiquei com vontade de voltar e percorrer as ruas em volta do Rio Arno.

Pisa - Mais que a Torre - Mapa da cidade
Eu cheguei a Pisa de carro, uma vez que estava em Bolonha. Contudo, a cidade dispõe de um aeroporto o Galileo Galilei International Airport, também conhecido por Pisa-San Giusto Airport, que fica a um kilómetro do centro da cidade. O aeroporto tem a sua própria estação de combóios. Existem voos low cost de Portugal para este aeroporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário